top of page

Você é um líder de alta performance?

  • Felipe Thomes Rodrigues
  • 4 de jun. de 2017
  • 3 min de leitura

As falhas existem independente da posição. Para se ter uma ideia, muitos líderes de empresas falham e são demitidos. Da lista Fortune 500, de 2000 a 2013, houveram demissões forçadas de executivos na ordem de 25%. Obviamente, há uma diferença em o que eles fazem com o que é esperado deles. A questão está em descobrir onde está essa diferença.


Uma pesquisa veiculada na revista Harvard Business Review com mais de 16 mil respostas de líderes em empresas demonstrou quatro comportamentos chave para suas ótimas performances. Lembrando que isso não é uma receita de bolo, cada empresa tem a sua realidade e cabe a você decidir qual delas se adapta melhor. Aqui vão eles:


#1 - Decidir com velocidade e convicção

Líderes que se destacam nesse quesito, não pela assertividade de suas decisões, mas sim por sua rapidez. Mais cedo, mais rápido, mais convictos. Decidir é como um músculo, você só o desenvolve ao fazer atividades com ele, ou seja, tomando decisões. Embora algumas não sejam certas, pelo menos você tomou uma direção. Na pesquisa, alguns deles relataram que com 65% de certeza já tem confiança o bastante e tomam uma direção. Outros se perguntam “primeiro, qual será o impacto se eu decidir errado? Segundo, se eu adiar essa decisão, o quanto isso vai segurar as outras atividades?”. Assim, eles também acabam descobrindo quando não decidir.


#2 - Envolver-se para impactar

Envolver-se não quer dizer que deve gastar energia para ser querido e proteger seu time de decisões dolorosas, mas sim confiar que seus liderados vão atingir o sucesso, mesmo que tenham que ir por caminhos difíceis. É conhecer as particularidades de cada pessoa na organização e trabalhar para desenvolver isso, desde a delegação de tarefas até o reconhecimento. Nesse quesito, a pesquisa revela que líderes classificados como excelentes dão voz a todos, mas não um voto. Uns dizem que o consenso é ótimo, mas muito devagar e às vezes corre o risco de você terminar com uma solução ruim.


#3 - Adaptar-se de forma proativa

A análise mostra que líderes excelentes em adaptação tem 6 vezes mais chance de ter sucesso. Por que será? É óbvio para todos nós que nenhum lugar terá um manual com 100% das situações que acontecem. Um fato que a pesquisa mostra é que a maioria desses líderes se informam muito de diversas fontes de dados e veem relevância em informações. Essas, em um primeiro momento podem não parecer relacionadas às suas organizações, mas na primeira oportunidade serão utilizadas nessa adaptação. Eles também são conscientes que os contratempos vão acontecer e os reconhecem como oportunidades de aprendizado e crescimento.


#4 - Construir confiabilidade

Fazer promessas é muito fácil, o difícil é cumprir elas. 94% dos líderes analisados tiveram uma pontuação alta no quesito relacionado ao cumprimento de suas promessas. No seu dia a dia e em sua organização, o quanto você percebe isso como realidade? Um valor que vemos pouco hoje. E o mais interessante ainda, grande parte desses líderes também apresentou habilidades de organização e planejamento. Quer dizer, são aqueles caras que você olha sem desconfiança e com a certeza de que vão superar expectativas.


Não há uma quantidade de cada tipo desse comportamento que você tem que ter para ser um líder de sucesso, isso é impossível. Vai depender de qual setor está e qual situação está presenciando. Mais uma vez, não é uma receita de bolo, mas a prática desses comportamentos pode fazer com que você tenha uma visão diferente de como está agindo como pessoa e como líder.


Grande abraço!




Comentários


Confira aqui nossa agenda de eventos e também os treinamentos já realizados 

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Categorias
Siga
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page