Quociente de inteligência versus quociente emocional: quem ganha essa batalha?
- Diogo Seixas
- 29 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

Para iniciar e facilitar essa discussão quero aqui definir sucintamente o que significa cada um desses termos. Quociente de inteligência ou QI, é um fator usado para medir a inteligência cognitiva de uma pessoa, ou seja, a habilidade relacionada com o processo de aquisição de conhecimento. Já o quociente emocional ou inteligência emocional é a nossa habilidade de gerir nossas vidas e relacionamentos.
Agora que os termos estão bem definidos, vamos retomar a pergunta: qual deles é mais importante?
A melhor resposta talvez seja que ambos importam de maneiras diferentes. O quociente de inteligência pode ser uma maneira mais adequada de encaminhar as pessoas para a carreira que mais se encaixam. Porém, depois que as pessoas já estão alocadas em suas profissões, o QI deixa de ser um fator indicador de sucesso na carreira dessas pessoas. É como se o QI fosse um “fator piso” para uma profissão e a partir desse ponto destacam-se as pessoas mais emocionalmente inteligentes para assumirem cargos superiores. Ou seja, quanto maior seu nível dentro da organização, maior o nível de inteligência emocional necessário.
Essa teoria é baseada nos estudos de Daniel Goleman, e parte dela pode ser encontrada em seu livro “Liderança, a inteligência emocional na formação do líder de sucesso”. Goleman divide a inteligência emocional em quatro componentes:
Autoconsciência
Esse primeiro item resume-se a conhecer a si mesmo: conhecer seus sentimentos e o porquê de estar se sentindo daquela maneira naquele momento. Pessoas com autoconsciência são honestas consigo mesmas e também com os outros. Essas conseguem trabalhar com um cliente exigente porque conhecem o impacto desse cliente para a vida da empresa.
Autogestão
Nossa vida é cheia de altos e baixos e quase sempre vivemos com os nervos à flor da pele. A autogestão, ou autocontrole é o poder de não se tornar prisioneiro dos seus sentimentos. É como uma conversa interior continua consigo mesmo. Pessoas que possuem autocontrole também passam por estresse e mau humor, porém acham meios de controlá-los e canalizá-los de forma útil.
Empatia
Empatia não significa adotar as emoções das outras pessoas e tentar agradar todo mundo. Empatia significa levar em conta, ponderadamente, o sentimento das outras pessoas no processo de tomada de decisão.
Habilidade Social
Habilidade social também é uma habilidade de como se relacionar com outras pessoas. Porém, nesse caso, é a habilidade de conduzir as pessoas na direção que você ou a empresa deseja. É saber achar o denominador comum entre as pessoas e desenvolver afinidades para que todos possam caminhar juntos em uma mesma direção.
Esses quatro componentes nos fazem refletir muito sobre como lidamos no dia a dia com as pessoas. E não somente em uma posição de líder, mas também com nossos seus amigos, famílias e desconhecidos. Lembre-se que liderança é prática e, portanto, saber identificar suas
fraquezas para então desenvolvê-las é fator crucial de sucesso. Para isso, vamos deixar algumas perguntas aqui para que você reflita sobre como está lidando com sua inteligência emocional e a partir delas desenvolver-se ainda mais.
Você costuma estar consciente dos seus sentimentos e o por que se sente assim?
Você consegue lidar bem com emoções negativas (quando é contrariado ou tenso)?
Você normalmente consegue identificar os sentimentos das outras pessoas e entender a forma única que cada uma tem para entender as coisas?
Conhecer a si mesmo também é dever do líder.

























Comentários